Claudia Farias Benjamim

Externo
cfbenjamim@gmail.com

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora associada I do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi contemplada com a bolsa "Cientista do Nosso Estado (CNE)" em 2015. Tem experiência na área de Imunologia e Farmacologia, com ênfase em Imunofarmacologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: sepse; choque séptico e imunossupressão; fibrose pulmonar; lesão cutânea de difícil cicatrização; migração e ativação celular principalmente de células dendríticas e Tregs; miosite. Em todas as linhas de pesquisa de seu laboratório, o grupo foca no estudo dos mediadores inflamatórios e na resposta celular como possível alvos terapêuticos.