Danúbia Silva dos Santos

Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular
danubia_ss@yahoo.com.br

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (02/2011), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (09/2012) e doutorado em Ciências (02/2016) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pós-doutoranda na área de geração de células-tronco de pluripotência induzida a partir de células de sangue periférico humano para estudo de modelagem em canalopatias. Possui experiência em Biologia Celular e Molecular, Fisiologia e Bioengenharia Tecidual, e atua principalmente nos seguintes temas: cultivo, caracterização e diferenciação de células-tronco embrionárias (humanas e de camundongo) em cardiomiócitos; terapia celular no modelo de Cardiomiopatia Induzida por Doxorrubicina e Doenças de Chagas; Avaliação in vitro e rastreamento in vivo e ex vivo das células por Bioluminescência; Células-tronco pluripotentes induzidas humanas; células mesenquimais humanas derivadas do sangue menstrual, da medula óssea e do folículo capilar; cariótipo; hipóxia; expressão gênica; expressão proteica; cardiomiócitos.