Walter Araujo Zin - Titular

Laboratório de Fisiologia da Respiração
wazin@biof.ufrj.br

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e Pós-doutorado pela McGill University, Montreal, Canadá (12 meses, com término em 1989). Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1993. Foi Diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ (2001-2004). Publicou mais de 244 trabalhos indexados, que lhe renderam mais de 4800 citações (h = 33, Web of Knowledge, All Databases). Proferiu aproximadamente 250 conferências no Brasil e no exterior. Orientou 33 Mestres e 33 Doutores. Atualmente é Membro Titular das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Medicina, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Professor "Ad Honorem" da Faculdade de Medicina, Universidad de la Republica, Uruguai. Membro Titular da Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Saúde. Ex-Membro Titular do Conselho Consultivo da FINEP, Ex-Membro Titular do Comitê Gestor do Fundo Setorial da Saude, Ex-Membro Titular do Conselho Superior da FAPERJ, Ex-Membro Titular e Coordenador do Comitê de Assessoramento BF-CNPq. Revisor "ad hoc": American Journal of Thoracic and Cardiovascular Research, Journal of Occupational Medicine and Toxicology, Respiratory Physiology and Neurobiology,  Jornal Brasileiro de Pneumologia,  Environmental Research (New York),  Canadian Journal of Physiology and Pharmacology,  Environmental Toxicology,  Journal of Surgical Research,  Experimental Lung Research, American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine,  British Journal of Anaesthesia,  Chest,  Intensive Care Medicine,  The European Respiratory Journal,  Physiological Measurement,  Journal of Applied Physiology,  American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine,  Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Colaborador da Associação Instituto Nacional  de Matemática Pura e Aplicada, Universidade de São Paulo, Università degli Studi di Triste, Università degli Studi di Catania. Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia, Sociedade Brasileira de Biofísica, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, European Respiratory Society, American Physiological Society, American Thoracic Society. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (2004-2006), Vice-presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE, 1996-2002, 2007-2011) e Presidente da FeSBE (2011-2015). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia da Respiração, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica respiratória, respiração, poluição atmosférica, modelos de doenças.