Vânia Maria Correa da Costa - Associada

Laboratório de Fisiologia Endócrina Doris Rosenthal
vmccosta@biof.ufrj.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado III do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi contemplada no edital Jovem Cientista do Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo `a Pesquisa (FAPERJ) em 2008. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e função tireóidea, atividade iodotironina desiodase, regulação da proliferação dos tireócitos e regulação da regeneração muscular esquelética por hormônios tireóideos e estradiol.