Ulisses Gazos Lopes - Associado

Laboratório de Parasitologia Molecular
lopesu@biof.ufrj.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Realizou os Pós-Doutorado no Dana-Faber Cancer Institute, Harvard Medical School (1994-1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chefia o Laboratório de Parasitologia Molecular e é Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Biologia Molecular de parasitos e na sinalização celular de células infectadas por patógenos. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica INPeTAm, Atua principalmente nos seguintes temas: Leishmania, T. cruzi, GTPase, NF-kB e a via de sinalização dependente da cinase PKR.