Regina Coeli dos Santos Goldenberg - Associada

Laboratório de Fisiologia da Cognição
rcoeli@biof.ufrj.br
Ambas

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (1979), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado em Terapia Celular em Doença de Chagas no Albert Einstein College of Medicine, Nova Iorque (2005). É Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora Avaliadora (Institucional e de Curso) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES -INEP) Ministério da Educação. Atua na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular e Hepática, na área de Biologia Celular, com ênfase em cultivo celular, e na área de Bioengenharia Tecidual, com ênfase na geração de órgãos bio-artificiais. As áreas de destaque na pesquisa envolvem comunicação intercelular, células-tronco e terapias celulares em infarto do miocárdio, doença de Chagas, cardiopatia induzida por quimioterápicos e/ou por radiação ionizante, cirrose hepática, lesão hepática induzida por radiação ionizante e hepatectomia. Editou dois livros na área de células-tronco, além de mais de 10 capítulos de livros e mais de 40 artigos publicados em revistas de impacto internacional.