Rafael Linden - Titular

Laboratório de Neurogênese
rlinden@biof.ufrj.br
Ambas

Graduado em Medicina (1975) e Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica, 1979), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez pós-doutorado na Universidade de Oxford (1980-1982). Atualmente é Professor Titular da UFRJ (desde 1994), Chefe do Laboratório de Neurogênese (desde 1985) e foi Diretor do Instituto de Biofísica da UFRJ (2004-2007). Pioneiro, no Brasil, na pesquisa básica em neurodegeneração e neuroproteção, criou e coordena a Rede de Terapia Gênica. Atua nas áreas de Neurociências, Fisiologia Celular e Biologia do Desenvolvimento. As principais linhas de pesquisa de seu grupo incluem Fundamentos de Terapia Gênica para Neurodegeneração e Biologia de prions. É Pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, da Academia de Ciências da América Latina e da TWAS. Foi Fellow da John Simon Guggenheim Foundation. Recebeu da Sociedade Brasileira de Neurocências e Comportamento (SBNeC) o Prêmio Cesar Timo-Iaria pelo conjunto de suas contribuições às Neurociências e foi condecorado pela Presidência da República com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.