Patrícia Rieken Macedo Rocco - Titular

Laboratório de Investigação Pulmonar
prmrocco@biof.ufrj.br

Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). É chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi representante do Centro de Ciências da Saúde no CPPD, coordenadora da graduação e pós graduação do IBCCF/UFRJ bem como Chefe do Programa de Terapia Celular e Bioengenharia. Já publicou mais de 190 artigos em revistas de impacto, 90 capítulos de livros, 1 livro de fisiologia respiratória e proferiu mais de 150 conferências em congressos nacionais e internacionais. É consultora ad hoc de várias agências de fomento nacionais e internacionais. Membro do Standing Evaluation Committee for the review of fellowship & professorship applications da European Respiratory Society e do Health Research Board (HRB) and Science Foundation Ireland (SFI). Participa do projeto TARKINAID da European Union. Atualmente é presidente do conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Fisiologia, editora associada do Respiratory Physiology and Neurobiology. Foi editora associada do Intensive Care Medicine, e Clinicse Pulmão RJ. É revisora de diversas revistas de impacto internacional: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, American Journal of Cell and Molecular Biology, Anesthesia and Analgesia, British Journall of Anaesthesia, Critical Care, Critical Care Medicine, Experimental Lung Research, Intensive Care Medicine, Journal of Applied Physiology, Lancet Respiratory Medicine, Nutrition, Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of American, dentre outras. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia e Fisiopatologia Respiratórias, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) Remodelamento e Reparo de doenças inflamatórias como asma, silicose, síndrome do desconforto respiratório agudo e enfisema, 2) Conseqüências respiratórias da desnutrição e renutrição, 3) Lesão pulmonar induzida pelo ventilador mecânico, 4) Desenvolvimento de estratégias terapêuticas inovadoras para doenças como asma, silicose, síndrome do desconforto respiratório agudo, hipertensão arterial pulmonar e enfisema, 5) Desenvolvimento de estratégias ventilatórias na síndrome do desconforto respiratório agudo e enfisema.