Denise Pires de Carvalho - Titular

Laboratório de Fisiologia Endócrina Doris Rosenthal
dencarv@biof.ufrj.br

Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Atua como docente nos cursos de Graduação da área da Saúde e como orientadora nos Programas de Pós-graduação em Ciências Biológicas-Fisiologia e Endocrinologia da UFRJ, na turma fora de sede da UECE e no Mestrado Profissional da UFRJ para Formação Científica de Professores de Biologia. Foi Diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Coordenadora Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação da UFRJ, Diretora Adjunta de Graduação e de Pós-graduação e vice-Diretora do Instituto de Biofísica da UFRJ. Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1987 (diploma Cum Laude), possui mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) (1989) e doutorado em Ciências (1994), ambos pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, Paris, França (12 meses entre 1994 e 1995) sob a supervisão de Jacques Pommier e na Universitá Degli Studi di Napoli, Itália (12 meses em 2006) sob a supervisão de Roberto Di Lauro. Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INCT-INPeTAm), Presidente Eleita da Latin American Thyroid Society e Coordenadora de Projetos Binacionais no âmbito dos Programas CAPES/COFECUB (2010-2013) e Institut de recherche pour le développement -IRD/CNPq (2012-2016). Dentre os prêmios e distinções, destacam-se: Cientista do Estado do Rio de Janeiro em 2003, 2005, 2007, 2009, 2011, 2014; o prêmio da Sociedade Latinoamericana de Tireóide em 2010 e o Prêmio Faz Diferença - Saúde 2011 do Jornal O GLOBO. Atua como Academic Editor da revista PLoS ONE, revisora do Sta Op Tegen Kanker 2014 Dream Team Translational Cancer Research Grant, da American Association for Cancer Research e como avaliadora de projetos submetidos ao Fonds de la Recherche Scientifique (FNRS), órgão financiador de pesquisa na Bélgica. Foi membro do corpo editorial da revista Endocrinology entre 2003 e 2009 e da Comissão Científica do International Thyroid Congress, sediado em Paris em 2010. Publicou mais de 90 trabalhos indexados e proferiu mais de 40 conferências no Brasil e no exterior. Atualmente, é revisora de mais de 20 revistas científicas internacionais. Tem experiência na área de Endocrinologia e Fisiologia, com ênfase em Fisiopatologia Tireóidea, atuando principalmente em projetos relacionados aos desreguladores endócrinos e aos mecanismos de carcinogênese tireóidea e do controle da massa corporal e da ingestão alimentar pelos hormônios tireóideos e estrogênio.