Débora Souza Faffe - Associada

Laboratório de Metabolismo Macromolecular Firmino Torres de Castro
faffe@biof.ufrj.br

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Residência Médica em Cardiologia pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado em Fisiologia pela Harvard School of Public Health (2002 e 2005). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em fisiologia da respiração, principalmente nos temas: mecânica pulmonar e tecidual, inflamação, matriz extracellular, asma e células de músculo liso. Em agosto de 2010 se transferiu para o Laboratório de Metabolismo Macromolecular Firmino Torres de Castro, passando a desenvolver projeto de pesquisa translacional envolvendo biologia molecular e fisiologia cardiovascular, com ênfase em doença aterosclerótica e função vascular.