Antonio Carlos Campos de Carvalho - Titular

Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular
acarlos@biof.ufrj.br

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). É Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas atualmente encontra-se cedido ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC) onde exerce o cargo de Coordenador de Ensino e Pesquisa. É também Professor Titular Visitante do Albert Einstein College of Medicine, em Nova York. Tem experiência na área de Fisiologia e Biofísica, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação intercelular, células tronco e terapias celulares. Publicou mais de 150 artigos plenos em revistas indexadas, editou 3 livros e escreveu 24 capítulos de livros. Orientou 11 pós-doutores, 35 doutores e 20 mestres. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). De 2008 a 2013 foi Membro do Conselho Diretor da International Union of Physiological Sciences. Em 2012-2013 exerceu os cargos de Diretor da Academia Brasileira de Ciências e Diretor Regional da TWAS para America Latina e Caribe. Em 2008 foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico e em 2010 com a Ordem Nacional de Mérito Médico. Em 2013 assumiu a Diretoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, onde permaneceu até janeiro de 2015.