Alysson Roncally Silva Carvalho - Adjunto

Laboratório de Fisiologia da Respiração
acarvalho@biof.ufrj.br

Graduado em Fisioterapia (2000), mestrado (2003) e doutorado (2006) em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ e pós-doutorado no departamento de Anestesia e Terapia Intensiva do University Hospital Carl Gustav Carus da Technical University Dresden-Alemanha (2008). Cursou 1 ano da graduação em Matemática no Instituto de Matemática da UFRJ e 3 semestres na graduação em Física no Instituto de Física da UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto II no Laboratório de Fisiologia da Respiração do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Prof. do Corpo Permanente no Laboratório de Engenharia Pulmonar do Programa de Engenharia Biomédica do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2012-2017). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Engenharia Pulmonar, Modelagem Matemática de Sistemas Biológicos, Fisiologia da Respiração e Processamento de Sinais e Imagens Médicas, atuando em: mecânica da ventilação, trocas gasosas, medicina intensiva, ventilação mecânica, ventilação mecânica em anestesia, VILI/VALI e ARDS. Atualmente exerce atividade de chefia do Programa de Fisiologia e Biofísica Celular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ e atua tanto no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) quanto no Programa de Engenharia Biomédica, orientando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e ministrando cursos.